ODONTOLOGIA

Se por um lado a Odontologia mostra que está a serviço da saúde e do bem-estar das pessoas, por outro faz de tudo para revelar um dos mais belos símbolos da humanidade: o sorriso. Dentes saudáveis e belos cativam os olhares e dão sentido a um rosto. O ato de sorrir pode transformar estados de espírito, abrandar situações, revelar surpresas e, principalmente, mostrar a essência de um indivíduo. O fato de haver uma ciência cada vez mais tecnológica que zela pela estrutura da boca, pela saúde dos dentes e das gengivas, bem como sua relação com todo o organismo, certamente é motivo de conforto e segurança. Mas, observando de perto, podemos perceber que nos detalhes de um sorriso reside o seu sentido e a sua inspiração.


PREVENÇÃO ODONTOLÓGICA

A orientação de práticas profiláticas para manter dentes sempre bonitos e saudáveis é uma das atribuições do profissional de odontologia. Os cuidados começam logo cedo com a aplicação de flúor e selantes na idade correta e com o ensino de uma escovação adequada. A visita regular ao dentista pode contribuir para que a saúde bucal permaneça sempre sob controle, favorecer diagnósticos precoces, evitar a instalação de doenças, assim como a preservação da harmonia do sorriso.


ODONTOPEDIATRIA

Nessa área estabelece-se o primeiro contato da criança com a odontologia. Por isso, é o momento certo de criar uma visão positiva de práticas que resultam em uma saúde bucal perfeita. Os cuidados começam antes mesmo do primeiro dentinho nascer, na atenção com a gengiva. A especialidade abrange também as questões que envolvem o uso prolongado de chupetas, sucção do dedo, respiração bucal, entre outras. O acompanhamento do profissional deve acontecer durante toda a infância e adolescência, período no qual, além dos tratamentos específicos de cáries, má oclusão, problemas ortodônticos, deve haver estímulo constante aos bons hábitos de higiene bucal.


ODONTOLOGIA ESTÉTICA

A busca da beleza dos dentes é um assunto que interessa a muitas pessoas. E os avanços das novas técnicas fazem ainda mais sentido se a beleza conquistada for natural, valorizando o perfil de cada pessoa. Para isso, alguns fatores tais como, a simetria facial, proporções de tamanho e forma dental e até o tom de pele são estudados e trabalhados para um resultado final ideal.

Restaurações estéticas

São indicadas para a substituição de restaurações metálicas, correção de dentes pequenos (conóides), dentes anteriores separados (diastemas), manchas e escurecimento dental, pós-correções ortodônticas e outras situações que merecem um ajuste estético. Os tratamentos estéticos têm resultados bastante satisfatórios por meio de resinas fotopolimerizáveis, porcelanas entre outras soluções que reproduzem a forma, a tonalidade, a textura e características ópticas do dente natural.

Clareamento Dental

Procedimento de grande efeito estético realizado por meio de peróxidos, de uma forma conservadora e não invasiva na estrutura dental, são aplicados no consultório ou em casa, bem como associados. Estudos recentes demonstram que os resultados da técnica caseira, em termos de qualidade e longevidade são superiores quando comparado com o clareamento realizado no consultório. A associação destas técnicas tem sido uma excelente solução, além disso, combina rapidez e eficácia na obtenção de resultados satisfatórios. As indicações são realizadas de forma personalizada, por meio de um diagnóstico prévio por um cirurgião dentista. Estes procedimentos clareadores trazem melhores resultados ao tratamento, além de satisfação e aumento da autoestima do paciente.

Plástica de gengivas

Também chamada de gengivosplastia, é indicada principalmente após a gengivectomia, ou seja, a intervenção cirúrgica que corrige o chamado sorriso gengival por meio da remoção do excesso de tecido. Embora seja uma operação simples e rápida é fundamental contar com um profissional experiente pelo fato do resultado aparente influenciar diretamente no desenho da boca.

Reabilitação oral protética

Indicada para o reposicionamento dentário devido à ausência de dentes ou até mesmo objetivando uma reabilitação estética e funcional. Os materiais utilizados são peças protéticas de cerâmica, zircônia, metalo-cerâmicas e livres de metal, podendo ser utilizados tanto para as reabilitações orais convencionais, que se apoiam nas raízes dos dentes naturais, por meio de próteses fixas e removíveis ou pelas modernas próteses sobre-implantes, que se apoiam sobre os implantes dentários.

Estes tratamentos exercem um papel importante na conservação das estruturas ósseas, periodontais e articulares, fonética, reposição estrutural da função dentária e mastigatória.

DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

Tratamento das modificações patológicas da Articulação Temporo Mandibular (ATM) que envolvem o crânio e a mandíbula. Por ser uma das articulações mais exigidas do corpo humano – trabalha durante a fala, deglutição, mastigação, sendo que a ATM exige cuidados principalmente se houver sintomas como a sensação de travamento da mandíbula, dor em certas regiões da face e do ouvido, dificuldade na oclusão (fechamento dos dentes), estalos durante a mastigação e sensação de fadiga mandibular. Dores no pescoço e dores de cabeça também são reflexos desse tipo de disfunção.

Debora Kuss Odontologia. Todos os direitos reservados.